segunda-feira, 7 de abril de 2014

Introdução à Animação em Sticks.



  Olá pessoal,estarei mostrando pra vocês a introdução à animação, só que essa é um pouco diferente, é uma animação em sticks, mais conhecidos aqui no Brasil como "Bonecos de palitos". Aqueles bonequinhos que você desenha na aula quando ta entediado. 
  Por enquanto vamos só mandar uma introdução e umas dicas. Existe um software convencional e bem simples que iremos usar: O Stickz.

  

     Iniciando o Programa.

     
Logo quando você baixar o programa a primeira coisa que irá aparecer é o seguinte menu: 

Toda vez que você abrir o programa esse menu será aberto. Nele há algumas ferramentas básicas que são divididas em Alas.
Na ala Getting Started: você terá duas opções:
  1. Create your First Animation: Aqui você terá um guia completo para te ajudar a animar seus sticks e saciar suas dúvidas.
  2. Are you a pilot User?: Esse é uma aba para todos os usuários do Pivot (outro software em animação sticks).
   Na ala Tutorial teremos vídeos que nos ajudaram com dúvidas simples como exportar nossa animação para gif ou vídeo.
 Na ala Open Other é onde abriremos arquivos que já existem e foram salvos.
Clicando no botão "Default Document" iniciaremos o programa do zero.



Começando a Animar.


Quando abrimos o arquivo, o programa vai iniciar assim:


















Aí sera onde nós iniciaremos a animação.
Vamos seguir os passos que criei para podermos fazer nossa animação de forma fácil:

Cenas e Poses

Como o Stickz anima frame por frame, n devemos fazer movimentos tão bruscos em quadro.Por exemplo se formos fazer o Stick acenar, não devemos mover o braço da extrema esquerda para estrema direita, e sim movimentos calmos, de pouco a pouco.

Controlador.
Aqui é onde você irá controlar sua animação. Você pode iniciá-lo em modo espectador, e dar loop (repeti-lo infinitas vezes) e também controlar sua velocidade.
É sempre importante estar dando play em sua animação constantemente, para ver se seu movimento é convincente ou agrada ás suas expectativas.


Propriedades e comandos rápidos


À esquerda temos as propriedades, aqui poderemos editar o tamanho, escala e cor do objeto que estamos animando.
À direita temos os comandos rápidos, onde podemos usar todas as outras ferramentas de forma mais rápida.

Biblioteca


Essa é uma ferramenta opcional, onde qualquer objeto que você cria pde ser facilmente armazenado na biblioteca.

Agora que já conhecemos as ferramentas stick e como usá-lo. Vou agora ensiná-los algumas dicas beeeem legais.


Dicas Rápidas


1-Crie seu próprio objeto;
clique com o botão direito na tela de cenas e arraste, e você já tem uma linha!

2-Use a biblioteca;
clique em Windows>Library e adicione mais uma ferramenta do Stickz.  

3-Salve seus objetos criados;
Agora que abriu a livraria, salve seus objetos la, e melhor do que ficar criando os mesmos toda hora!!

4-Tente novos ângulos de câmera;
Não fique só na clássica lutinha 2d, tente algo novo, talvez um stickz em primeira pessoa.


  Bom pessoal, esse é uma pequena introdução que trago pra vocês, com o passar do tempo vou colocar aqui no blog algumas animações de stickz feitas por mim ou pelo Alan. 
Qualquer dúvida escreva nos comentários!!
Obrigado pelo tempo e divirtam-se!





Marcelo.



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